ISBN | xx |
Organizadores: | Zélia Halicki |
Categoria | Artigo Cientifico |
Digite o Cep de Entrega:
Sobre esta obra
O livro Administração contemporânea Volume 7 se propõe a trazer discussões emergentes sobre variados temas na área de Administração. Cada capítulo apresenta uma abordagem diferente, demonstrando a amplitude de temas e discussões dentro deste vasto campo de pesquisa.
O Primeiro artigo apresenta um levantamento da percepção de egressos dos cursos de Administração e Administração – Comércio Exterior de uma Universidade Pública sobre a formação a eles oportunizada. O objetivo foi realizar um levantamento para mapear a realidade dos egressos do curso de Administração e Administração com linha de formação em Comércio Exterior no período entre dezembro de 2021 e dezembro de 2023 em relação à formação oportunizada pela Universidade. Por meio deste levantamento foi possível entender pontos fracos e fortes da formação oferecida e melhorar o relacionamento do curso com os egressos.
O segundo capítulo trata das perspectivas de privacidade em marketing, por meio de uma abordagem de revisão de literatura sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O objetivo foi analisar as pesquisas sobre privacidade em marketing, sintetizando perspectivas e discutindo-as a luz da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A análise desses estudos, permitiu a classificação em quatro pilares de influência: antecedentes contextuais, características da empresa, variáveis individuas e variáveis comportamentais ou de resultado. A contribuição deste artigo centra-se em discutir a relevância dos dados para a gestão de marketing, bem como a atualidade do tema discutido para organizações, consumidores e gestores de marketing
O terceiro capítulo envolve um estudo relacionado à presença das mulheres em atividades empresariais e empreendedoras, por meio de uma análise de perfis e empresas localizadas no município de Telêmaco Borba PR, e região.
O quarto capítulo aborda uma proposta de um Plano de Marketing a partir de um estudo de caso conduzido em uma empresa do setor de vestuário em Telêmaco Borba PR.
O quinto capítulo traz uma análise da Gestão do Conhecimento Organizacional no processo logístico, com o objetivo de aplicar duas técnicas de gestão do conhecimento: a narrativa para registrar experiências dos colaboradores e a técnica de mapeamento de processo. O estudo evidenciou o entendimento que os conhecimentos dos colaboradores são parte fundamental para o setor avaliado, e que eles possibilitam que iniciativas sejam tomadas para evitar desperdícios de recursos, tornando a organização mais eficiente.
O sexto capítulo discorre sobre as experiências e atividades realizadas no âmbito da extensão universitária através do Programa Laboratório de Gestão: Práticas em Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade (LAGEIS-ADM).
O sétimo capítulo aborda questões relacionadas à Produção e Controle de Estoques, objetivando analisar a gestão de estoques e materiais em pequenas empresas familiares na cidade de Imbaú - PR., em especial, empresas de vestuários, calçados e artigos em geral, localizados na região central da cidade
O oitavo e último capítulo, um ensaio teórico, explora as possibilidades de pesquisa ao associar dois eixos temáticos, a Gestão da Inovação e a Teoria do Crescimento da Firma de Penrose, trazendo a discussão à perspectiva de Micro e Pequenas Empresas. O Ensaio se propõe a explorar as possibilidades teóricas (gap teórico) de se relacionar os dois eixos de estudo, de forma a buscar pesquisas emergentes na área de Administração. Para tanto, foi traçada uma pesquisa qualitativa e de revisão do estado da arte sobre os temas. Os resultados demonstraram que existem ainda várias alternativas de estudo inexploradas, e este ineditismo pode trazer benefícios tanto à comunidade acadêmica quanto às organizações onde tais pesquisas forem desenvolvidas.
Desejo uma excelente leitura e pesquisa!
Sirlei Moletta
Ano Publicação | 2024 |
Edição | Volume 7 |
Páginas | 147 |
Encadernação | Ebook |
Faça uma avaliação sobre esta obra!