ISBN | 978-65-84783-19-5 |
Organizadores: | Diego da Silva; Edi Marise Barni; Rosi Munaretti de Camargo |
Categoria | Coletânea |
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Sobre esta obra
Uma das tarefas mais instigantes hoje para o professor é conquistar a atenção dos estudantes. Isso sempre foi uma preocupação para os profissionais da educação de todos os níveis educacionais, porém a tarefa se tornou mais desafiadora com os smartphones e as redes sociais, que competem pelo interesse dessa geração de nativos digitais. Sendo assim, faz-se necessário repensar práticas pedagógicas a todo instante para que estejam adaptadas de acordo com o contexto e as demandas dos estudantes.
O presente livro apresenta diversos estudos sobre práticas aplicadas nas áreas da educação, saúde e psicologia com o intuito de propiciar ao leitor, vivências que possam contribuir no processo diário do ensino aprendizagem.
O estudo do capítulo 1 aborda o tema das Metodologias Ativas questionando se esta proposta realiza um ensino crítico inovador ou se apenas reproduz tendências anteriores com palavras novas. O estudo apresenta uma análise das concepções pedagógicas não críticas da educação, destacando o modelo tradicional de ensino conhecido como "educação bancária", em que o professor é o detentor do conhecimento e os alunos são meros receptores.
O capitulo 2 trata da questão da exclusão/inclusão sociocultural-político-educacional, com uma perspectiva analítica dos fundamentos nos aspectos políticos, econômicos e ideológicos que, historicamente têm subsidiado tais práticas, de modo especial nos países pobres e periféricos.
Já no capítulo 3 o artigo teve por objetivo a apresentação dos resultados de um estágio realizado em uma instituição de longa permanência para idosos localizada na cidade de Curitiba, Paraná. Durante a visita destacou-se o foco humanista da instituição no cuidado dos hóspedes, com atenção aos pequenos detalhes, como valorização da autoestima com pequenos cuidados estéticos como cabelos e unhas nas senhoras e barba dos senhores.
Em seguida, o capítulo 4 aborda a realidade heterogênea e complexa da formação inicial de professores no Brasil, destacando os desafios persistentes que exigem discussões entre os órgãos competentes do Estado, gestores e professores. São evidenciadas as ambiguidades presentes na história da formação de professores, especialmente para a Educação Especial, relacionadas ao local, nível e proposta da formação.
O capítulo 5 teve por objetivo apresentar os resultados de uma prática de estágio realizada com pessoas que apresentam vulnerabilidade social e econômica na cidade de Curitiba, Paraná. Essa ação proposta na disciplina de Psicologia Comunitária possibilitou exercitar um olhar atencioso para as necessidades da instituição pesquisada e pensar em práticas que agregassem valor na vida daquelas crianças.
O estudo do capítulo 6 apresenta os resultados de um estágio em Psicologia na comunidade com pessoas refugiadas. A prática de estágio se faz necessária para o aprendizado dos alunos e colaborações dos mesmos com a comunidade. É neste contexto de vulnerabilidade e fragilidade que o Cáritas surge para auxiliar esses migrantes, desde o momento em que são encaminhados para as casas de passagem.
A pesquisa do capítulo 7 aborda o impacto da depressão pós-parto, onde acomete um grande número de puérperas. Logo associam-se às disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicoterapia de Casal e Família, onde abrange o tema de forma sucinta para a atuação preventiva e capacitada na área da psicologia, para que se possa proporcionar apoio às mães, principalmente a enfrentar os eventuais episódios de depressão.
O capítulo 8 teve como objetivo analisar quais são as estratégias utilizadas por pedagogos para diagnosticar as necessidades de aprendizagem por parte dos professores da escola onde atuam, bem como analisar de que maneira é utilizado esse diagnóstico, a fim de desenvolver ações de formação continuada do corpo docente de escolas públicas e privadas, das séries iniciais do ensino fundamental da região metropolitana de Curitiba. Os resultados apontam a necessidade e o desejo dos professores em ter mais ajuda e atuação mais ativa dos pedagogos no que se relaciona a receber ajuda e formação para sanar as suas dificuldades profissionais.
O estudo do capítulo 9 teve por objetivo realizar a apresentação de dados de um estágio de psicologia realizado em uma comunidade terapêutica para dependência química localizada em Curitiba. Pode-se constatar o trabalho desenvolvido pela comunidade, no cuidado e preocupação no acolhimento e no reestabelecimento dos pacientes, para o tratamento e preparação de seu retorno para a sua família e as suas atividades.
O capítulo 10 traz o relato de uma prática comunitária sob o viés da Psicologia em uma casa para meninas acolhidas a partir de observação, dinâmicas e estudo bibliográfico. Percebeu-se a importância da atuação do psicólogo na sociedade, e o quanto essa relação tem mudado ao longo dos anos.
O tema do capítulo 11 é a depressão pós-parto, que tem sido bastante estudada nos dias de hoje em decorrência do seu aumento significativo, bem como a dificuldade no diagnóstico e os danos sofridos pela mãe, que consequentemente atingem o bebê. O transtorno depressivo pós-parto, caracteriza-se por um sofrimento profundo e intenso, gerando alterações e instabilidade no humor após o parto.
O estudo do capítulo 12 teve por objetivo uma proposta de intervenção para motivação de professores e alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizado um estágio observacional em uma escola municipal localizada na cidade de Curitiba, Paraná.
Na sequência, o capítulo 13 apresenta reflexões e questionamentos teóricos pertinentes sobre as consequências atuais e futuras da celeridade na adoção de artefatos e ferramentas tecnológicas para ofertar o chamado ‘ensino remoto’ aos estudantes de todos os níveis de escolarização, em especial da educação básica (Artigo 21 – LDBEN 9394/1996). Tais reflexões surgem como luzes sobre a atual realidade conjuntural pandêmica e sobre as ‘possíveis e adequadas soluções’ que se apresentam para dar consecução ao fato educativo e a uma educação imprescindível e adequada mediante as incertezas que hoje afligem a humanidade.
No capítulo 14 o estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas durante as aulas remotas no ano de 2020, por professores da rede estadual da Cidade de Pinhais. Foi possível observar que os professores se reinventaram na maneira de como fazer suas aulas e chamar a atenção de seus alunos durante as aulas. Desse modo, detectou-se na amostragem analisada que há intenção dos profissionais em buscarem cada vez mais formas de inserir os recursos tecnológicos em suas aulas, após fim da pandemia, e retornos das aulas presenciais.
O estudo do capítulo 15 objetivo analisou as diferentes realidades dos alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social diante do Ensino Remoto, e suas relações com a escola em um novo contexto social. Devido ao isolamento causado pelo Covid-19, tais situações trouxeram desafios e dificuldades tanto aos professores quanto aos alunos para darem continuidade à evolução do conhecimento anteriormente trabalhado presencialmente nos ambientes escolares. A Educação, diante da Pandemia do Covid-19 se reinventou e adaptou-se a uma nova forma de transmitir saberes. De maneira geral é fácil perceber que a construção feita por todos os setores educacionais fará parte de um novo conceito de escola.
Já no capítulo 16, o estudo discutiu a importância de se trabalhar questões da formação e da condição humana no curso de pedagogia, procurando constituir uma formação cidadã, competente e com consciência social. A pesquisa contribuiu para validar os objetivos pedagógicos da disciplina por meio da reflexão acerca da concepção de educação voltada à formação cidadã mais humanizada por meio de estratégia de aprendizagem vivencial atrelada à solidariedade.
O capítulo 17 apresenta o desenvolvimento de técnicas que tem se destacado na produção de nanomateriais denominada Layer-by-Layer (LbL) que consiste na deposição por meio da adsorção de camadas de materiais carregados opostamente, policátions e poliânions, com uma lavagem entre as deposições. Isso representa não apenas uma importante facilitação de produção, em viés econômico e de utilização, em uma técnica utilizada na área da eletroquímica, mas também demonstra a capacidade de utilização dos ensinamentos obtidos durante o curso técnico para a produção científica. A produção deste trabalho foi fundada a partir da exploração de diversas áreas do conhecimento que corroboradas permitem com que seja realizado o processo e a produção científica.
A pesquisa do capítulo 18 apresenta aspectos das metodologias ativas e discute a estratégia de gamificação como auxiliadora no engajamento e motivação para o processo educacional. O tema em destaque surge da necessidade de superação do paradigma conservador pelo paradigma inovador no processo de ensino e aprendizagem, considerando a bagagem tecnológica cultural que os educandos possuem. Neste sentido, destacam-se as metodologias ativas como estratégias de aprendizagem que possibilita o protagonismo do educando. Diante disso, busca-se compreender como a gamificação considerada uma metodologia ativa, pode contribuir para o engajamento e motivação dos educandos.
Já no capítulo 19 a pesquisa discorre sobre o papel da gestão no processo de inclusão escolar, contemplando as ações da gestão que impactam no processo de ensino e aprendizagem, bem como, na resolução das necessidades dos estudantes de inclusão. A gestão democrática escolar está ligada diretamente à valorização do trabalho pedagógico de forma conjunta com a comunidade escolar. Dessa forma, são necessárias ações sociais solidárias e de cooperação e divisão de trabalho, a fim, de buscar uma transformação social e reafirmação de valores e objetivos para os educandos.
Em seguida, o capítulo 20 trata-se uma revisão de literatura que se respalda na busca de artigos em bases de dados tais como o Pub Med, Lilacs, Scielo, periódicos e sites, com os seguintes descritores em “qualidade de vida”, “doença renal crônica” e “diálise”. A avaliação da QV de forma individual e por equipes multiprofissionais, é extremamente relevante para o desenvolvimento de estratégias pessoais, sociais e institucionais, para aumentar a sobrevida e melhorar o bem-estar e a QV desses pacientes.
No capítulo 21, se propõe um estudo sobre as políticas públicas de Educação Especial no âmbito das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Município de Curitiba. A pesquisa objetivou investigar as políticas públicas no âmbito da Educação Especial para estudantes com AH/SD, suas aplicabilidades e inovações, por meio de um estudo bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa, que busca descrever e interpretar o contexto das políticas públicas no Município de Curitiba.
Partindo do pressuposto de trazer um estudo sobre a psicologia comunitária, realizou-se uma observação, seguida de uma intervenção prática baseada nas necessidades observadas no local. Assim, para definir as considerações finais deste estudo lincou-se a função do psicólogo e sua atuação na comunidade. O estudo demostrou a importância do psicólogo comunitário em todas as esferas observadas e também que o psicólogo comunitário para ter êxito em sua atuação, precisa envolver os alunos, professores e principalmente a comunidade.
Finalizando a presente obra, o capítulo 23 apresenta um olhar sobre a observação de sala de aula como aliada na formação dos docentes. Através do acompanhamento ao professor, em hora atividade e sala de aula, equipe pedagógica e diretiva planejam, observam, registram e analisam, quais são os pontos positivos e as fragilidades do processo ensino aprendizagem. O corpo docente e a gestão pedagógica se reúnem para discutir e refletir sobre o que foi observado, traçam metas e identificam quais ações devem ser mantidas e quais devem ser mudadas ou aprimoradas para que a aprendizagem seja efetivada. Neste texto aborda-se quais são os passos para que uma observação de sala de aula seja completa e possa contribuir para a qualidade da educação.
Boa leitura!
Diego da Silva
Edi Marise Barni
Rosi Munaretti de Camargo
Organizadores
Ano Publicação | 2023 |
Edição | Volume 1 |
Páginas | 303 |
Encadernação | Ebook |
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