Editora ZH4 em Ponta Grossa

Publique com a Editora ZH4

Nosso site utiliza cookies para otimizar e melhorar sua experiência. Se tiver dúvidas sobre cookies e privacidade saiba mais sobre nossa politica de privacidade.


Política de Privacidade

Publique com a Editora ZH4

A INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO ON-LINE: UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA…

A INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO ON-LINE: UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA FÓRUM
Gratuito
- Faça uma avaliação sobre esta obra!
Compartilhe com seus amigos!
ISBN 978-65-84783-05-8
Autores: Rosi Teresinha Munaretti de Camargo
Categoria

Digite o Cep de Entrega:

Sobre esta obra

A interatividade na educação on-line: um estudo da ferramenta fórum traz a pesquisa realizada na área buscando identificar as situações em que a presença não física na educação on-line, deve encontrar eco no estabelecimento das relações interativas focando na construção do processo da aprendizagem. Essa relação de interação e interatividade pensada e praticada como forma de gerir contato entre os envolvidos no processo de aprendizado na tríade professor curador (PPC, instituição), professor tutor (prática tutorial), estudantes na sua diversidade de conhecimentos e culturas distribuídas em bairros e/ou cidades distintas. Relação, essa, estabelecida a partir do objetivo proposto para uma atividade de aprendizagem a ser executada pelos envolvidos no processo utilizando as ferramentas previstas e planejadas para o curso.

Dentro das atividades de acesso no ambiente Moodle, o fórum apresenta caraterísticas a serem exploradas e vivenciadas para a realização de atividades de forma que, os estudantes cumpram como parte das atividades avaliativas ou aprofundamento, tendo na realização da atividade acadêmica a oportunidade de ler, refletir, participar do debate interagindo com seus pares.

O fórum apresenta-se como uma condição importante para que o estudante possa fazer parte da comunidade com seus colegas de curso, interagindo de forma direta ou não, permitindo conhecer a opinião dos demais envolvidos na comunidade de aprendizagem de forma que possa refletir sobre as ideias divergentes ou próximas com sua maneira de pensar. A partir desta prerrogativa terá condições de absorver, elaborar e desenvolver seu próprio entendimento sobre o tópico em discussão.

O papel do tutor na educação on-line apresenta-se como fundamental no contexto, visto que, representa a instituição, a proximidade com o estudante, além de que é nele que o estudante buscará ou não, suporte, conforme sua atuação profissional. Sendo que, o processo de interação e interatividade tem maior probabilidade de ocorrer a partir do direcionamento das atividades propostas e da atuação pessoal e profissional dos professores tutores no desempenho das suas atividades.

Na pesquisa, como metodologia utilizou-se as categorias de análise interação e interatividade considerando todos os elementos que o envolvem desde a elaboração da atividade, perpassando pelo trabalho do professor-tutor até o estudante, numa relação com a atividade, com o professor-tutor, com os colegas.

Alcançou-se o objetivo geral da pesquisa para responder se “o fórum se apresenta como uma ferramenta eficaz para a produção/reprodução de interatividade na resolução das atividades de aprendizagem?” Sim, desde que utilizada de forma consciente e mediada. Quanto à resposta de pesquisa abordaremos no decorrer da conclusão.

A perspectiva inicial prevalece e mobilizou-me para a publicação no formato de e-book, ou seja, objetivo geral desta obra é divulgar na perspectiva de contribuir para as melhorias dos processos na modalidade à distância frente ao uso contínuo da ferramenta nas atividades de aprendizagem, buscando elementos que possam trazer dados que reflitam seu uso e contribuam para melhorias no processo educativo brasileiro.

Por outro lado, quero continuar aprendendo e contribuindo para que juntos façamos o nosso melhor naquilo que acreditamos. A educação mudou minha vida e continuará mudando a de milhares de pessoas. Aprender é um ato continuo. Aprender é abrir a janela de outros mundos. Aprender nos dá a percepção de que somos maiores do que somos literalmente.

Aprender e ensinar, nos torna seres mais do que únicos, especiais.

Ano Publicação 2022
Edição Volume 1
Páginas 105
Encadernação Ebook

Avaliações

  1. Faça uma avaliação sobre esta obra!

Fazer Avaliação

Você tambem pode gostar!!

Duvidas? Manda um Whats!

Você envia uma pesquisa, pode ser uma tese, dissertação, monografia, artigo, caso técnico, etc.

A EditoraZH4 transforma seu texto em uma publicação atrativa em forma de livro, coletânea ou capítulo e, assim proporciona que a sua obra se torne conhecida.

e-Books com atratividade poderão compor edições especiais e serem vendidos

Powered by Katz - Soluções Web