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GESTÃO PÚBLICA
Gratuito
- 1 avaliações
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ISBN 978-65-993397-7-6
Organizadores: Rosi Munaretti de Camargo e Jaqueline Fonseca Rodrigues
Categoria

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Sobre esta obra

O desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade, são de responsabilidade da Gestão Pública, porém, para que haja eficiência na gestão de um município, há que se estabelecer a organização na gestão, bem como, criar incumbências correspondentes ao que se almeja alcançar para que a gestão seja realizada de forma eficiente, eficaz e efetiva.

Em uma gestão pública faz-se necessário se atentar e permanecer no posicionamento do objetivo planejado, a fim de que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Uma gestão pública eficaz está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a melhor relação entre recurso, ação e resultado.

Sob tal ótica, o presente livro aborda temas relevante na área de gestão pública como no capítulo 1 onde a autora retrata a importância do setor de fiscalização nos municípios e a demanda por manter a legislação atualizada e, a equipe responsável em continuo aperfeiçoamento, qualificando-se para exercer suas atribuições com mais eficiência.

Já no capítulo 2, a autora traz um estudo em que demostra a importância da educação, retratando o quadro político. Sua pesquisa traz dados relativos à legislação vigente no âmbito do legislativo, compreendendo que para elaborar leis, fiscalizar e indicar projetos, atributos do poder legislativo, demandam de conhecimento, aprendizagem e capacidade cognitiva capazes compreender toda uma legislação vigente em nosso país, mesmo assim para concorrer um cargo eletivo em nosso país não é exigido um nível de escolaridade.

Um olhar na correlação entre o desenvolvimento socioeconômico com relação à Gestão Pública dos municípios paranaense, baseados no ano 2016, é o destaque do capítulo 3, tendo o foco em retratar a importância que o desempenho da gestão pública exerce sobre o dinamismo de uma região. O estudo analisou a correlação entre a gestão fiscal municipal e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios integrantes do estado do Paraná, em 2016.

Um estudo sobre as leis Municipais para tutelar o assédio moral na administração pública no estado do Paraná, no capítulo 4, destaca temas necessários para gerir as relações no ambiente de trabalho. O Assédio Moral, considerado como uma violência muitas vezes silenciosa no ambiente de trabalho acarreta inúmeros prejuízos de ordem psíquica, física e patrimonial. Autora apresenta o tema voltado a Administração Pública, apresenta a criação de Leis Municipais no Estado do Paraná que veda esta prática. O Assédio Moral, considerado como uma violência muitas vezes silenciosa no ambiente de trabalho acarreta inúmeros prejuízos de ordem psíquica, física e patrimonial. Com isso, visando combater a ocorrência do Assédio Moral no âmbito da Administração Pública, o presente estudo apresenta a criação de Leis Municipais no Estado do Paraná que veda esta prática, dando enfoque a prática na cidade de Arapongas.

Correlacionando a questão da eficiência na gestão pública, o estudo apresentado no capítulo 5 traz à tona um aspecto importante voltado a saúde pública, analisando os valores com as compras de equipamentos permanentes e gastos com os contratos de manutenção de equipamentos permanentes do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde.

Na sequência, o capítulo 6 trata da participação política dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Novo Horizonte, localizado em Toledo / PR, resgatando conceitos e buscando compreender o que estudantes vivenciam na escola junto aos educadores do colégio.

Uma temática a ser destacada nesta obra está enfatizada no capítulo 7, onde, com vistas à manutenção e à valorização do idioma ucraniano, as autoras abordam o idioma, uma das 30 línguas da população de imigrantes no Brasil. As autoras realizaram o estudo em Curitiba, apontando as contribuições das TDIC para a valorização dos idiomas falados no Brasil.

Outro tema relevante em relação à gestão pública e, principalmente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores públicos, é apresentado no estudo apresentado no capítulo 8 que trata do plano de carreira dos cargos de técnicos administrativos em Educação. O estudo aborda a gestão de competências, tendo como objetivo verificar se o Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativo em Educação vem cumprindo o seu papel como ferramenta motivacional.

No âmbito da Assistência Social voltada à crianças e adolescentes com deficiências, no capítulo 9, as autoras retratam a realidade de 120 famílias do município estudado. Através do levantamento do perfil das famílias atendidas, foi possível indicar propostas de ações visando à eficácia e eficiência do serviço público ofertado a esta clientela.

O capítulo 10 versa sobre a Gestão Pública no Sistema Penitenciário Paranaense com foco no período de 2010-2014, crise no sistema, com motins e rebeliões, problemas enfrentados no interior das penitenciárias paranaenses e o impacto no trabalho dos agentes penitenciários, administrativos e do público carcerário.

Já no capítulo 11, o estudo acerca da ubiquidade no ensino, realizado sobre a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, retrata a importância da aprendizagem utilizando os meios digitais, que impactam nas relações e se fortalecem /consagram frente ao período de pandemia da COVID 19, na necessidade da continuidade da vida pessoal e profissional, a forma para a manutenção dos objetivos no que tange a continuidade dos estudos, inclusive no mundo corporativo,

Em seguida, o capítulo 12 discorre sobre a gestão escolar entre desafios e oportunidades e o papel desenvolvido na oferta de cursos técnicos com nível integrado e subsequente em um colégio público. Os autores destacam o envolvimento e comprometimento da comunidade escolar e os principais projetos já desenvolvidos pelos alunos e professores do referido colégio, o qual beneficia todos os envolvidos no processo educacional e ensino de qualidade, aliados com a responsabilidade e inovação frente ao sistema de educação pública.

Para finalizar a presente obra, o capítulo 13 trata da questão da gestão escolar e, retrata a importância do papel do gestor escolar para a instituição de ensino, a partir da realização de uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral. O estudo traz uma reflexão acerca da descaracterização do modelo de gestão focada no autoritarismo, onde através da efetivação da Gestão Democrática a escola passa a ser percebida como uma escola ativa, ou seja, fazendo parte da sociedade e a sociedade da escola, onde o coletivo busca o desenvolvimento da comunidade escolar, professores e alunos caminham todos na mesma direção.

Com esta breve apresentação busca-se estimular você a leitura de cada capítulo, considerando a importância dos temas estudados e apresentados para seu conhecimento. 

As organizadoras dessa obra desejam a você, uma excelente leitura!

Ano Publicação 2021
Edição Volume 1
Páginas 187
Encadernação Ebook

Avaliações

  1. SIRLEI BRANCO03/07/2021 20:06:44

    Com a coordenação de Rosi Munareti, não teria como ser diferente. Parabéns a todos e sucesso!

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