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PESQUISA E EDUCAÇÃO: SABERES CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL

PESQUISA E EDUCAÇÃO: SABERES CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO INICIAL
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ISBN 978-65-84783-09-6
Organizadores: Simone Aparecida Pinheiro de Almeida; Adiléia Ribeiro Santos; Alisson Lima Emiliano; Gabriela Chem de Souza do Rosário; Sheila Kalkmann Ribeiro Margraf
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Sobre esta obra

A presente obra denominada Pesquisa e Educação: Saberes construídos na formação inicial
aborda os saberes edificados pelos professores no processo de formação continuada, dada a
necessidade de uma educação que busque desenvolver uma sociedade reflexiva e participativos
de suas práticas, no intuito de reelaborar e redefinir constantemente as formas de representação
e significação social. Na imagem do professor estão refletidas as concepções educacionais, sua
base ideológica, além das metodologias necessárias para a sua prática que por sua vez
influenciam diretamente o docente na assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
O livro, já no capítulo 1 traz um estudo que objetivou ressaltar a presença cada vez mais comum
dos distúrbios de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
No capítulo 2, o estudo desenvolvido investigou os desafios do professor sobre a inclusão
escolar de estudantes com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A descoberta das dificuldades que diretores, pedagogos e professores encontraram na escola
durante a pandemia foi o objetivo do estudo do capítulo 3, que por meio da análise dos dados
obtidos, levantou os principais pontos de dificuldade, bem como os desafios causados aos
professores e grupo de gestão devido a pandemia.
Já o objetivo do estudo do capítulo foi o de investigar a trajetória histórico-pedagógica da
Associação Beneficente Lua Nova, a partir da construção do referencial teórico com os aspectos
relevantes da fundação da instituição e da fundamentação da Pedagogia Waldorf e o Método
Montessori
No capítulo 5 foi desenvolvido uma pesquisa cujo objetivo principal foi identificar as
consequências e impactos da pandemia no processo de ensino dos docentes e de aprendizagem
dos alunos inclusos no ensino fundamental anos iniciais.
No capítulo 6 ressalta-se o que as produções científicas indicam sobre a educação inclusiva dos
alunos com deficiências, síndromes e transtornos frente ao ensino considerando as publicações
no período da Pandemia da COVID-19, especificamente em relação a tais alunos dos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Os artigos selecionados abordam a necessidade de
metodologias diferenciadas e ensino especificamente pensado para incluir, no entanto, apesar
de contemplarem o período de pandemia não foram localizadas produções que discutam de
forma pontual ações inclusivas no ensino remoto, expressando assim uma lacuna nas produções
científicas e a necessidade de aprofundamento no tema.
O capítulo 7 é resultado de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em compreender qual foi a
maior dificuldade dos alunos no âmbito do processo de ensino-aprendizagem em meio ao
período pandêmico do Sars-CoV-2 (Covid-19), bem como, as principais dificuldades
encontradas pelas famílias em relação ao ensino no modo remoto, o qual foi adotado de forma
emergencial devido à pandemia causada pelo Covid-19.
Na sequência, o capítulo 8 traz a arteterapia com perspectiva na Educação Especial como uma
metodologia de apoio ao desenvolvimento que proporciona conforto, estimulando a
comunicação e a criatividade do indivíduo, torna-se um elemento facilitador para o educador e
o educando. O objetivo principal desse trabalho é investigar como a arteterapia auxilia no
desenvolvimento e no bem-estar de crianças que pertencem ao público-alvo da Educação
Especial.
O capítulo 9 evidencia as razões de estudantes que se evadiram do curso de Pedagogia de uma
IES privada do município de Ponta Grossa cujos resultados apontam que as participantes
escolheram o curso por motivos como: gostar de criança e de gostar de ensinar. No entanto, em
sua maioria, as mulheres escolhem por evadir-se do curso ainda jovens e destacaram como
principais motivos, fatores econômicos e familiares.
No capítulo 10 o trabalho busca compreender o processo de adaptação na educação infantil,
especificamente no berçário, para tal propõe-se de forma específica a analisar as dificuldades
vivenciadas por professores e por pais de alunos, no que diz respeito a adaptação. O
envolvimento dos pais nesse processo é de suma importância, pois é através deles que a criança
adquire confiança em sua professora e no espaço em que ficará. A professora tem o papel de
promover um ambiente acolhedor e de significado para a criança, além de transmitir confiança,
destaca-se a importância da formação pedagógica docente nessa relação.
Na sequência, o capítulo 11 tem por objetivo conhecer como se deu a alfabetização durante a
pandemia, e como objetivos específicos identificar as metodologias de ensino utilizadas pelos
professores, além de reconhecer possíveis dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo
de ensino e aprendizagem durante a pandemia.
Estando a sociedade em constante mudança e as escolas também, ocorreram diferentes
orientações ao longo dos anos sobre a entrada da criança na Educação Infantil sendo que, pode
ocorrer a entrada na escola antes do ensino obrigatório de 4 anos. Tendo em vista este ingresso
precoce, o trabalho do capítulo 12 buscou compreender quais as contribuições de Vygotsky e
Wallon para o ingresso da criança na Educação Infantil, e especificamente discutir qual o
benefício da criança que ingressa na Educação Infantil antes do ensino obrigatório.
O objetivo do estudo do capítulo 13 foi de analisar o processo de alfabetização na realidade
escolar em um contexto de pandemia. O estudo compreendeu que a alfabetização, é um
processo contínuo, e que as crianças possuem dificuldades na aprendizagem que precisam ser
recuperadas no contexto pós-pandemia. Sendo um dos desafios identificados pelas
alfabetizadoras, adaptar-se ao mundo virtual.
A importância do profissional licenciado em Pedagogia na brinquedoteca hospitalar é o objeto
de estudo no capítulo 14 onde, uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica foi realizada em bases
de dados. A partir de uma análise de natureza qualitativa, foi possível observar que o pedagogo
tem um papel essencial para promover um ensino de qualidade às crianças por meio do uso
lúdico no ambiente hospitalar.
Finalizando a presente obra, o capítulo 15 é um estudo resultante da produção acadêmica para
a obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia pela Faculdade UniCesumar, no município de
Ponta Grossa, PR cujo tema provocou a reflexão acerca da importância da afetividade entre
professor e aluno do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. O objetivo foi analisar a
afetividade como um fator constituinte do prondizagem dos alunos.
Os organizadores do presente livro desejam uma boa leitura!

Ano Publicação 2022
Edição Volume 1
Páginas 246
Encadernação Ebook

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